Hortas livres: guia prático para cultivo de alimentos em espaços irregulares.

“Hortas livres: guia prático para cultivo de alimentos em espaços irregulares” surge de um processo iniciado na primeira residência de Jakub Szczesny (Centrala, Polônia) em um movimento de moradia no centro de São Paulo em março de 2014. Proporcionada por Lanchonete.org em colaboração com o Centro Cultural Ocupação São João, a residência culminou, no ano seguinte, na construção coletiva de uma horta vertical dentro da própria ocupação.

12744432_1202172299811727_6101938760376198636_nA partir desta experiência foi criada a publicação HORTAS_LIVRES (click no link para download do material)

Uma colaboração de Lanchonete.org, Goethe-Institut, Casa das Caldeiras, Aurora, Cidades sem Fome, Gastromotiva e principalmente, Centro Cultural Ocupação São João e Jakub Szczesny.

 

Jakub monta primeiro berço no vão central do prédio

Jakub monta primeiro berço no vão central do prédio.

Começa o trabalho coletivo no primeiro dia do workshop na Ocupação. (2)

Começa o trabalho coletivo no primeiro dia do workshop na Ocupação.

Cidades sem Fome apresenta mudas disponibilizadas pela organização.

Cidades sem Fome apresenta mudas disponibilizadas pela organização.

Moradoras da ocupação participam do workshop.

Moradoras da ocupação participam do workshop.

Berços em caixas de supermercado com juta plantados no último dia do workshop.

Berços em caixas de supermercado com juta plantados no último dia do workshop.

A Lanchonete.org é uma plataforma cultural contínua focada em como as pessoas vivem e trabalham, compartilham e sobrevivem na cidade contemporânea, tendo o Centro de São Paulo como panorama. O nome vem dos onipresentes balcões das lanchonetes — pontos de comércio amigáveis, sem barreiras, laboriosos e com suas luzes brancas — que ocupam todas as esquinas da cidade.

Workshop “Hortas em espaços irregulares” setembro de 2015: com o apoio de Goethe-Institut e Casa das Caldeiras na Ocupação São João, Av. São João, 588 (antigo Hotel Columbia)

 

%d blogueiros gostam disto: