Projeto Viveiro (2013-2015)

Ação colaborativa de plantios e construção de mobiliário ecológico.

Com autoria e coordenação da Profa. Dra. Dália Rosenthal, o  Projeto Viveiro visa a recuperação de áreas verdes e espaços comunitários por meio de ações artísticas e formação de professores.

Baseia-se em uma concepção artístico-pedagógica geradora de pesquisa coletiva  por meio  da  criação de “jardins educadores”. Trabalha a relação dialógica entre espaço cultural e espaço natural. Caracteriza-se como um projeto inter e transdisciplinar onde  conceitos-chave como arte, memória, educação e meio ambiente articulam-se para criação de espaços de pertencimento.

Atua na formação social integrada entre fazer artístico e vivenciar pedagógico. Visa a promoção do trabalho coletivo entre alunos, pais, professores e demais membros parceiros. Objetiva a formação e partilha para prática na ação artística comunitária.

PLANTIO JARDINS DO DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS USP 2013

Plantio jardins no Departamento de Artes Plásticas USP 2013

CRIAÇÃO COLETIVA DE MOBILIÁRIO SUSTENTÁVEL ECA USP 2015

Criação coletiva de mobiliário sustentável ECA USP 2015

PLANTIO GREEN CIRCLES VIRADA SUSTENTÁVEL 2014 ECA

Plantio Green Circles Virada Sustentável ECA 2014

Desde 2013 o projeto tem desenvolvido diferentes atividades na Universidade de São Paulo: Jardins Artístico Educadores e Mobiliário Sustentável, Plantios de Recepção de Calouros em 2014, Construção de Cadernos de Memória Verde e Virada Sustentável 2014/ ECA. Foi contemplado pelo Prêmio Edital Incentivo à Sustentabilidade na Universidade de São Paulo, 2013.

www.projetoviveiro.com

http://www.isapg.com.br/2014/confaeb/down.php?id=507&q=1

www.daliarosenthal.com

(texto de Dália Rosenthal)